Blog Acolweb - Tudo sobre condomínios

Como escolher o melhor Software para gestão de condomínios?

Um software de condomínios auxilia bastante na administração de condomínios, pois ele tem várias funcionalidades que facilitam essa tarefa e fazem com que o gerenciamento do local seja mais eficiente.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Como escolher o melhor Software para gestão de condomínios?

Ter a ferramenta é interessante tanto para síndicos quanto administradoras, porém o responsável pelo condomínio deve se lembrar de que atualmente há diversos softwares no mercado.

Sendo assim, ele precisa pesquisar as características de cada opção para ter certeza de que está escolhendo a ferramenta ideal para o seu condomínio. Se não, ele pode adquirir uma opção que não é boa ou a certa para o condomínio e acabar tendo mais problemas que antes.

Pensando nisso, fizemos este post com 6 dicas sobre como escolher o melhor software para gestão de condomínios. Assim, você terá certeza de que está selecionando a melhor ferramenta para o seu trabalho!

Como escolher o melhor software?

Analise as funcionalidades

Saber quais são as funcionalidades do software é essencial para ter a certeza de que ele é adequado para o condomínio. Esse item é fundamental, porque a ferramenta precisa oferecer funcionalidades que atendam às necessidades do seu condomínio.

Então, você deve pensar em pontos que precisam ser melhorados ou facilitados e conferir se o software lhe auxiliará nessas questões. Se há inadimplência em seu condomínio, por exemplo, verifique se a ferramenta tem alguma forma de lhe ajudar a diminuir esse problema.

Está tendo dificuldades para realizar a gestão financeira e se comunicar com os moradores? Veja também se o software é capaz de lhe auxiliar a aprimorar essas áreas. Afinal, não adianta adquirir um sistema que possui inúmeras funcionalidades, mas que não atendem suas necessidades.

Veja como é a acessibilidade e a portabilidade

Um software para gestão de condomínio precisa ser acessível para realmente lhe ajudar no dia a dia e trazer praticidade para o trabalho. Sendo assim, você deve verificar se os moradores também têm acesso à ferramenta. Isso pode trazer bastante praticidade no cotidiano, porque facilita a reserva de áreas comuns, a visualização de contas, recados e até o registro de ocorrências.

Além da acessibilidade para moradores, lembre-se de conferir como é o acesso de todos os usuários. Isto é, se vocês podem acessar o software a partir de diferentes dispositivos, desde que haja internet no local.

Essa facilidade auxilia no gerenciamento do condomínio, porque permite que tanto administradores quanto moradores tenham acesso às informações em tempo real. Sendo assim, a administração se torna mais ágil e evita problemas de falta de comunicação ou informação.

Observe a usabilidade do software

Um sistema para condomínios precisa facilitar a administração do síndico ou administradora, e não dificultá-la. É por isso que checar se o software é fácil de ser utilizado é tão importante.

Então, verifique se a ferramenta é intuitiva, se a interface é prática e simples ou se realizar tarefas no sistema é difícil. Caso você tenha dificuldades para adicionar informações ou checar documentos, por exemplo, significa que esse não é o software adequado para seu condomínio.

Talvez você já esteja acostumado a lidar com softwares ou tenha facilidade para aprender sobre eles, porém você deve se lembrar de que os moradores também podem ter acesso à ferramenta.

Como o quadro de moradores pode ser bastante diverso, é preciso ter em mente que o que é fácil para alguns talvez não seja tanto para outros. Sendo assim, a facilidade para utilizar o sistema não pode ser deixada de lado em sua pesquisa para encontrar o melhor software para seu condomínio.

Verifique se ele possui suporte

Mesmo que você escolha um software que seja fácil de usar, dúvidas podem surgir durante a utilização da ferramenta. Por isso, você deve verificar como é o suporte da empresa e se ela oferece um bom atendimento ao cliente.

Já pensou se você entra em contato com a empresa responsável pelo software para esclarecer uma dúvida e não recebe ajuda? Caso isso aconteça, a ferramenta vai acabar dificultando seu trabalho em vez de facilitá-lo.

Sendo assim, pergunte sobre o suporte antes de adquirir um sistema para condomínios. Caso queira mais informações, faça uma pesquisa específica sobre esse tópico para saber como foram as experiências de outros clientes do software.

Lembre-se de verificar o preço

Outro ponto fundamental é o valor do investimento no software. Não se engane acreditando que a opção mais cara é a melhor ou que a mais acessível é a única em que seu condomínio pode investir.

Verifique as funcionalidades, a acessibilidade, portabilidade, o uso, suporte e, é claro, o orçamento disponível para investir na ferramenta. Com esses dados em mão, observe qual oferece o melhor custo benefício para o seu condomínio.

Pesquise a reputação de suas opções preferidas

Depois de verificar todos esses itens, com certeza você terá selecionado algumas opções que são suas preferidas entre todas. Contudo, antes de fechar negócio com a empresa da ferramenta que lhe parece mais adequada, ainda há mais uma tarefa para se certificar de que esse é realmente o melhor sistema para seu condomínio.

A atividade que falta é: pesquisar a reputação de suas opções preferidas. Você se lembra de que falamos que era uma boa ideia pesquisar sobre o suporte do software? O ideal é fazer uma busca sobre a ferramenta em geral, ou seja, procurar resenhas e ir ao Reclame Aqui para conferir como foi a experiência dos usuários.

Dessa forma, você descobre quais são os problemas dos softwares ou se eles realmente são qualificados. Além de pesquisar sobre o sistema especificamente, busque também informações sobre a empresa responsável por ele para conferir a reputação dela no mercado.

Caso você conheça outros profissionais que utilizam softwares para condomínios, também é uma ideia interessante perguntar quais sistemas eles usam e como foi a experiência deles. Assim, você tem uma referência de um conhecido e pode se safar de cair em uma cilada ou descobrir qualidades de certas ferramentas.

Encontrar o melhor software para administração de condomínios é fundamental para aprimorar sua gestão. Por isso, é essencial pesquisar antes de fechar um negócio.

Caso você já esteja fazendo sua busca para encontrar a ferramenta mais adequada para seu condomínio, entre em contato conosco para saber mais sobre o nosso software!

Diogo Lovizon

Diogo Lovizon

5.1K Seguidores
Seguir

CEO & Founder da SaaS Web tecnologia. Desenvolvedor responsável pelo Software Acolweb e Consultor especialista em SEO

Saiba mais

Software para gestão de condomínios

Acolweb revoluciona a gestão condominial com praticidade, segurança e eficiência. Automatiza processos, facilita comunicação e garante transparência

Recomendados para você